Santana de Parnaíba terá Corpo de Bombeiros
segunda-feira, 4 de março de 2013Finalmente Parnaíba terá seu próprio Corpo de Bombeiros. Essa semana, em um encontro que reuniu os prefeitos da região e o comandante do 18º Grupamento de Bombeiros, o tenente coronel Evandro Teixeira Alves, foi anunciado o projeto com previsão para até 2014.
O evento contou com a participação do secretário de Segurança Urbana de Santana de Parnaíba, Eduardo Espósito. “Nós vamos construir um Corpo de Bombeiros que vai ser inaugurado em breve no máximo no próximo ano. O coronel Evandro se comprometeu em ajudar em tudo o que for preciso”, disse o secretário.
Sobre em qual local deve ser instalado, o secretário disse que há duas possibilidades: no sul ou no centro da cidade. Segundo Espósito, é bem provável que o quartel vá para o centro, pois é mais fácil o acesso dos bombeiros a qualquer ponto de Santana de Parnaíba.
O número de oficiais será de 20 bombeiros, com um caminhão grande e dois caminhões leves. “A estrutura e as direções já estão sendo feitas, agora só resta o burocrático, que devemos entregar em breve”, disse o secretário.
De acordo com o comandante Evandro Teixeira Alves já era uma preocupação deles estabelecer um quartel em Santana de Parnaíba. “Como teve eleição o assunto ficou de lado.” Atualmente o 18º que está localizado em Barueri e conta com 42 viaturas e 310 homens e mulheres. Segundo o comandante esse número não é suficiente. “Se outro município fizer um quartel teremos que fazer um remanejamento, mas se outros abrirem teremos que pedir ajuda ao comando da capital.”
Polêmico
A criação de um Corpo de Bombeiros em Parnaíba foi assunto polêmico e gerou críticas à antiga administração do antigo prefeito, Silvinho Pecciolli. Em reuniões em 2011 e 2012 com a comunidade, o ex-prefeito dizia que estava a cargo do Corpo de Bombeiros a implantação. “Apresentamos algumas áreas para o comandante do 18º Grupamento de Bombeiros. Elas estão sendo avaliadas pelo comando e, assim que for definida, a prefeitura de Santana de Parnaíba vai construir o galpão e o 18º GB entra com as viaturas necessárias e os homens”, disse na época.
Nos últimos meses, os chamados para atender ocorrências na cidade aumentaram, como com o incêndio na mata que fica próxima à avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues ou a explosão de um veículo no residencial 6, entre muitos outros casos, que deixaram nítido que o tempo que um caminhão dos bombeiros leva para atender à ocorrência é muito longo. Muitas vezes são os caminhões pipa dos residenciais, utilizados para fazer limpeza, que auxiliam no combate ao fogo em um primeiro estágio.
Defesa civil
A cidade de Santana de Parnaíba também deve contar em breve com uma coordenadoria municipal de Defesa Civil. “Nós terminamos a minuta da lei de criação da coordenadoria municipal de Defesa Civil que foi encaminhado ao setor jurídico e a prefeitura. No máximo na primeira quinzena de março teremos a coordenadoria na cidade”, adiantou o secretário de Segurança Urbana, Eduardo Espósito
Com a criação dessa coordenadoria, a cidade passará a fazer parte do sistema nacional de defesa civil, consequentemente começa a receber verba federal para manutenção desses serviços na cidade de Santana de Parnaíba. Com essa verba ficará mais fácil o levantamento dos mapas de riscos, os estudos dos locais e mapas temáticos. “E se acontecer alguma catástrofe na cidade vamos receber mais apoio”, conclui Espósito.
Fonte: Folha de Alphaville
Mais notícias sobre Santana de Parnaíba:
- Santana de Parnaíba tem muitos feridos no trânsito
- 1º Encontro de Acessibilidade discute políticas públicas sobre o tema e lança cartilha em Santana de Parnaíba
- Prefeitura de Santana de Parnaíba realiza reunião da revisão do Plano Diretor Municipal
- Santana de Parnaíba: Música na Praça de setembro apresenta grupos que vão da MPB ao Reggae e Soul
- Santana de Parnaíba assina convênio para a criação do “Museu da Energia e Saneamento”